O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, que atrai milhões de fiéis para as ruas de Belém do Pará todos os anos. Embora muitos conheçam a grandiosidade do evento, há curiosidades que passam despercebidas até mesmo pelos paraenses. E já que a maior festa religiosa do está chegando, hoje vamos te contar 5 curiosidades do círio que você ainda não sabia. Vem comigo!
- ORIGEM:
Vamos começar literalmente do início. A primeira edição do Círio, foi em 8 de setembro de 1793. Nesta edição, o cortejo foi acompanhado por dois mil soldados, pela polícia civil de Belém e do interior da província. Foi nesse ano que o bispo do Pará, Dom João Evangelista, oficializou a devoção e colocou a cidade de Belém sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré.
- IMAGEM:
A imagem original peregrina foi feita com feições caboclas, que se assemelhavam ao povo da região. Feita no final de 1960, ela é centro da procissão e de todas as festividades.
- POLÊMICA:
Sim, o Círio de Nazaré já se envolveu em diversas polêmicas. Uma delas, em 1970, começou lá no Bar do Parque, na Avenida Presidente Vargas. Os frequentadores do bar se inspiraram no movimento que lutava pelos homossexuais na década de 60 e criaram a famosa festa da chiquita, o elemento ‘’profano’’ e polêmico do círio.
- E A CORDA:
A corda do círio em 1985, quando tiveram a ideia de passar uma grande corda em volta da berlinda, para que o povo pudesse ajudar a puxar-la, para que o carro transpusesse melhor o atoleiro causado pela água que inundava as proximidades do mercado de Ver-o-Peso.
- O NOSSO NATAL.
Sem dúvidas alguma, o círio é considerado o natal dos paraenses, não somente pelo prato no tucupi e maniçoba na nossa mesa, mas por todo acontecimento de fé e emoção que envolve a todos nós. A cidade brilha de uma forma diferente, é mais que um fenômeno religioso, é um acontecimento que pode ser compreendido sob diversos pontos de vista da ciência, e sentido pelos nossos corações. Feliz Círio 2024 a todos!
Por: Talissa Fernandes com Informações do Portal Amazônia