Descubra a fascinante história por trás da pintura do Theatro da Paz em Belém. Fundado em 1878, este monumento histórico encanta visitantes com sua arquitetura magnífica e decoração deslumbrante.
Oi, gente! Tudo bem? Hoje vamos falar de um monumento da nossa cidade, o belíssimo Theatro da Paz. Fundado em 15 de fevereiro de 1878, ele foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, e ainda é considerado um dos teatros mais belos do nosso país. Mas, você sabe de onde veio a pintura dessa verdadeira obra de arte de Belém? Fica aqui que vamos te contar!
Características de dar ‘’inveja!’’
O theatro da paz possui características grandiosas, como a acústica perfeita, decoração composta de lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos sofisticados.
A decoração é de tirar o fôlego! E conta por meio da sua beleza, o cenário histórico e artístico de Belém e da Europa. Os detalhes da pintura no teto central do teatro representam elementos da mitologia greco-romana fazendo uma alusão ao Deus Apolo conduzindo a Deusa Afrodite e as musas das artes à Amazônia.
A pintura assim como outros elementos da decoração do teatro foram importados da Europa para cá. O pano de boca, alegoria à República, foi pintado pelo cenógrafo Carpezat, e chegou a Belém em 1890, pois foi pintado em Paris, na França. Já a pintura do teto da sala de espetáculos é de Domenico de Angelis, com cenas mitológicas sobre o Amazonas. O forro do foyer foi repintado em 1960 por Armando Balloni, o pintor italiano.
Joia da Amazônia
Todas essas características mostram a importância da construção do theatro da paz naquela época. Um verdadeiro monumento do nosso país que hoje representa a arte e a cultura da nossa região. E agora, quando você for apreciar algum evento no local, vai admirar as pinturas lembrando desses detalhes!
Por: Talissa Fernandes – Jornalista
Informações de:
O Da Paz | Theatro da Paz